quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Museu técnico

Pegamos o metrô e fomos até o museu técnico alemão. Chegando lá, antes de entrarmos no museu propriamente, fomos ao restaurante dentro dele, tomamos cerveja, comemos batata frita, Rose tomou um café, comeu torta de maçã, tudo muito bom.

Entramos finalmente no museu, foi interessantíssimo:


A exposição começa falando sobre a máquina a vapor e como ela revolucionou o mundo:


No segundo andar:


Havia duas maquetes sobre como a revolução industrial afetou a confecção de tecidos:


Rose gostou tanto dessas maquetes que tirou fotos em detalhe:


A parte de cima da imagem precedente mostra como era a confecção de tecidos antes das máquinas e a parte de baixo mostra como ficou depois da revolução industrial.

Em seguida vem a seção de comunicações, começando com rádio e televisão:


Telefones velhos:


Televisões velhas:


Aqui um televisor de 1937 (Rose tirou essa foto especialmente para seu pai):


A seção de trens é impressionante:


Uma escultura que estava originalmente no topo de uma estação de trem de Berlim:


Tinha um bocado de maquetes de trem:


Rose sentada em um dos trens:


Ficamos bem contentes quando chegamos na seção de química:


Tinha várias coisas que pareciam interessantes:


Mas já era tarde, fomos gentilmente mandados embora, não pudemos ver essa parte da exposição, pois já eram quase seis da tarde e o museu ia fechar.

Graças ao encurtamento de nossa visita no Museu da Comunicação, pudemos ver o Museu Técnico Alemão, o museu que o Valdir queria visitar. E foi uma das melhores coisas que fizemos! Esse museu é tremendo! Munidos de nossos "audio guides", visitamos grande parte dos três andares do complexo. Aprendemos bastante coisa sobre as máquinas a vapor que produziam gelo (e que eram usadas pra conservar os alimentos antes de inventarem a geladeira), o tear que mudou o modo de trabalhar das pessoas, dando início à Revolução Industrial, o telégrafo (que acelerou consideravelmente a comunicação entre cidades, países e continentes), o telefone, o rádio, a televisão e os computadores. Um andar foi dedicado aos trens e locomotivas. Uma lição de história desse meio de transporte que revolucionou toda uma era.

Faltou ver o andar dos aviões e o parque que rodeia o museu. Mais uma vez, estava na hora de fechar e nossa visita foi interrompida. O dia é muito curto, sinceramente.






======================

Nenhum comentário:

Postar um comentário