Saindo da sala das colunas romanas, nos encaminhamos pra outra estrutura igualmente fascinante: o Portal de Ishtar. Gente, naquela hora, minha boca despencou até o chão. Não deu pra disfarçar. Desculpem, a falta de elegância...
Aqui o outro lado do Portal:
Havia uma maquete para nos dar uma ideia de quão grande era essa estrutura:
Um detalhe da maquete, mostrando o portal que vemos na primeira imagem:
O portal de Ishtar, a Deusa do Amor e da Guerra, foi construído na Babilônia pra fazer parte das festividades de fim de ano daquele povo. Trata-se de uma construção imensa, toda decorada de azulejos coloridos. Tudo tinha proporções enormes, tudo era alto e imponente, as cores predominantes (azul escuro e amarelo) faziam um contraste lindo com as esculturas multicoloridas de leões (colocados nas paredes pra afastar os inimigos), de touros (símbolo do deus do clima, que era muito fértil, mas imprevisível) e de dragões (um dos deuses deles e que se chamava Muchuchu. Ahahahaha, me lembrei na hora do dragãozinho da Mulan, o hilário Muchu). Foi muita beleza pros meus olhinhos, pobrinhos, tão acostumados a ver feiúras mil por onde passo.
| ====================== |
PORTAL DE ISHTAR, teria mais brilho se estivesse no lugar de onde nunca deveria ter saído. Quantas obras de arte ou que representa arte não foram usurpadas de seus verdadeiros donos. É pena que não vamos viver para ver, mas os que forem vivos,hão de ver, o planeta terra se desintegrando para por fim a humanidade na face da TERRA. Somente assim, as coisas voltaram as origens e aos seus devidos lugares. É isso aí.
ResponderExcluir